segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Importância do processo de recrutamento e seleção


Como as pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõe as organizações, devem ser recrutadas e selecionadas coma a maior compotência possível, já que falhas nesse processo podem comprometer outras açãoes de gestão a serem desenvolvidas posteriormente. Falhas no processo de recrutamento e seleção pode acabar resultando em pessoas admitidas que não desempenham bem as tarefas que lhes são confiadas. E em alguns setores a rotatividade de pessoal atinge níveis inaceitáveis.
Quando as pessoas incumbidas da seleção não dispõem de conhecimentos técnicos relativos a entrevista, tendem a contratar com base em sua experiência pessoal ou na própria imagem mesmo que inconscientemente. Empregar pessoas sem a qualificação requerida custa muito dinheiro à organização. Pode acarretar problemas na produção e no atendimento, gerar hostilidade por parte dos clientes e fornecedores, favorecer conflitos interpessoais e intergrupais, o que acaba por aumentar a rotatividade de pessoal e gerar outras complicações.
Evidentemente, as discrepâncias no desempenho dos empregados depende de um grande número de fatores. A seleção é apenas um deles porém assume importância fundamental, porque é por meio dela que as pessoas ingressam na empresa. Fonte: GIL,antonio carlos,Gestão de pessoas:efoque nos papéis profissionais.

Nenhum comentário: